top of page

Explorando o Método Sazonal Expandido das 12 Estações: Elevando sua Consultoria de Cores e Imagem

Atualizado: há 3 horas

Na busca por uma melhor compreensão e aplicação da consultoria de imagem, os profissionais de colorimetria têm explorado diversas metodologias para atender às necessidades únicas de cada cliente. Um desses métodos inovadores que tem grande destaque é o "Método Sazonal Expandido das 12 Estações". Este método, uma expansão do tradicional sistema de cores sazonais, oferecendo uma abordagem mais apurada e personalizada para a análise de cores. Neste post, vamos explorar o que é o Método Sazonal Expandido das 12 Estações e como ele pode ser utilizado para aprimorar a consultoria de cores.


Mulher de pele clara e cabelo castanho segurando uma cartela de cores


Origens do Método Sazonal Expandido das 12 Estações


O Método Sazonal Expandido das 12 Estações foi desenvolvido como uma evolução do sistema de 4 estações (primavera, verão, outono e inverno) criado por

Suzanne Caygill nos anos 1940.

Os estudos sobre colorimetria começaram em meados de 1600 e foi ampliando ao longo do tempo, com artistas e mestres como Isaac Newton, Leonardo da Vinci, Goethe, Chevreul , Munsell, Itten e Dorr. Eles foram potencializados nos anos 1920, com a escola Bauhaus, e pavimentaram os raciocínios sobre coloração pessoal que temos hoje.

Nos anos 1940, a artista plástica e estilista americana Suzanne Caygill fez uma pesquisa profunda de cores de pele e identificou 32 tipos de pele, classificando-as conforme as estações do ano e chamou a técnica de método sazonal.

Nos anos 1980, ela lançou a obra definitiva Color the essence of you e criou também a The academy of colour, se estabelecendo como a grande pioneira do método.

Independente da metodologia aplicada no teste de coloração, seja análise com tecidos ou análise através da foto da íris, é através do método sazonal que chegamos no diagnóstico das cartelas de cores: verão, inverno, outono e primavera, bem como suas expansões: frias, quentes, intensas, suaves, escuras e claras.

A ideia por trás desse método é reconhecer a diversidade e complexidade das características individuais de cada pessoa, indo além das quatro estações básicas e oferecendo uma paleta de cores mais ampla e precisa para identificação dos tons que mais harmonizam com a pele da pessoa analisada.


Como funciona o Método Sazonal Expandido das 12 Estações?


Ao contrário dos métodos tradicionais que categorizam as pessoas em apenas quatro grupos principais, o Método Sazonal Expandido das 12 Estações leva em consideração uma gama mais ampla de cores e características pessoais. Ele divide as estações primárias em subcategorias, resultando em um total de doze estações:


  • Primavera Quente ou Pura

  • Primavera Brilhante ou Intensa

  • Primavera Clara

  • Outono Quente ou Puro

  • Outono Escuro ou Profundo

  • Outono Suave ou Opaca

  • Verão Frio ou Puro

  • Verão Suave ou Opaco

  • Verão Claro

  • Inverno Frio ou Puro

  • Inverno Escuro ou Profundo

  • Invernoi Brilhante ou Intenso


Cada uma dessas estações expandidas possui suas próprias características distintas em termos de temperatura, profundidade e intensidade das cores, permitindo uma análise mais precisa e individualizada para cada cliente.



12 cartelas de coloração abertas mostrando os tons de cores de cada uma


Benefícios do Método Sazonal Expandido das 12 Estações


  • Personalização: ao considerar uma paleta de cores mais ampla e nuances individuais, eu posso oferecer uma análise de cores mais personalizada para cada cliente.

  • Precisão: o método oferece uma abordagem apurada para a análise de cores, levando em conta uma variedade maior de características pessoais, como temperatura de pele, contraste e luminosidade.

  • Versatilidade: As doze estações permitem uma maior versatilidade na seleção de cores e peças de vestuário e acessórios, adaptando-se melhor às preferências  de cada pessoa e permitindo uma ampla combinação de cores dentro da cartela.

  • Confiança: Ao descobrir a sua paleta de cores, você vai se sentir mais confiantes e seguro com relação à sua imagem, refletindo positivamente em sua vida pessoal e profissional.

  • Combinação de cores: Para muita gente combinar cores é um verdadeiro pesadelo, e na consultoria de cores esse problema é facilmente resolvido porque eu vou te ensinar com fazer combinações de cores com a sua paleta.


O Método Sazonal Expandido das 12 Estações é uma metodologia muito eficaz na consultoria de cores, oferecendo um resultado mais preciso e personalizado. Ao reconhecer a diversidade e complexidade das características individuais de cada pessoa, a consultoria de cores pode te ajudar a descobrir e aprimorar sua aparência, aumentando assim sua autoconfiança e impacto da sua imagem pessoal.


Nesse vídeo a seguir eu explico, depois de realizado o teste de coloração pessoal, eu explico como aplicar à cartela nas roupas, acessórios, cabelo e maquiagem:




Me conta aqui nos comentários se esse conteúdo te ajudou a entender mais sobre o método.


9 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page