Na busca por uma melhor compreensão e aplicação da consultoria de imagem, os profissionais de colorimetria têm explorado diversas metodologias para atender às necessidades únicas de cada cliente. Um desses métodos inovadores que tem grande destaque é o "Método Sazonal Expandido das 12 Estações". Este método, uma expansão do tradicional sistema de cores sazonais, oferecendo uma abordagem mais apurada e personalizada para a análise de cores. Neste post, vamos explorar o que é o Método Sazonal Expandido das 12 Estações e como ele pode ser utilizado para aprimorar a consultoria de cores.
Origens do Método Sazonal Expandido das 12 Estações
O Método Sazonal Expandido das 12 Estações foi desenvolvido como uma evolução do sistema de 4 estações (primavera, verão, outono e inverno) criado por
Suzanne Caygill nos anos 1940.
Os estudos sobre colorimetria começaram em meados de 1600 e foi ampliando ao longo do tempo, com artistas e mestres como Isaac Newton, Leonardo da Vinci, Goethe, Chevreul , Munsell, Itten e Dorr. Eles foram potencializados nos anos 1920, com a escola Bauhaus, e pavimentaram os raciocínios sobre coloração pessoal que temos hoje.
Nos anos 1940, a artista plástica e estilista americana Suzanne Caygill fez uma pesquisa profunda de cores de pele e identificou 32 tipos de pele, classificando-as conforme as estações do ano e chamou a técnica de método sazonal.
Nos anos 1980, ela lançou a obra definitiva Color the essence of you e criou também a The academy of colour, se estabelecendo como a grande pioneira do método.
Independente da metodologia aplicada no teste de coloração, seja análise com tecidos ou análise através da foto da íris, é através do método sazonal que chegamos no diagnóstico das cartelas de cores: verão, inverno, outono e primavera, bem como suas expansões: frias, quentes, intensas, suaves, escuras e claras.
A ideia por trás desse método é reconhecer a diversidade e complexidade das características individuais de cada pessoa, indo além das quatro estações básicas e oferecendo uma paleta de cores mais ampla e precisa para identificação dos tons que mais harmonizam com a pele da pessoa analisada.
Como funciona o Método Sazonal Expandido das 12 Estações?
Ao contrário dos métodos tradicionais que categorizam as pessoas em apenas quatro grupos principais, o Método Sazonal Expandido das 12 Estações leva em consideração uma gama mais ampla de cores e características pessoais. Ele divide as estações primárias em subcategorias, resultando em um total de doze estações:
Primavera Quente ou Pura
Primavera Brilhante ou Intensa
Primavera Clara
Outono Quente ou Puro
Outono Escuro ou Profundo
Outono Suave ou Opaca
Verão Frio ou Puro
Verão Suave ou Opaco
Verão Claro
Inverno Frio ou Puro
Inverno Escuro ou Profundo
Invernoi Brilhante ou Intenso
Cada uma dessas estações expandidas possui suas próprias características distintas em termos de temperatura, profundidade e intensidade das cores, permitindo uma análise mais precisa e individualizada para cada cliente.
Benefícios do Método Sazonal Expandido das 12 Estações
Personalização: ao considerar uma paleta de cores mais ampla e nuances individuais, eu posso oferecer uma análise de cores mais personalizada para cada cliente.
Precisão: o método oferece uma abordagem apurada para a análise de cores, levando em conta uma variedade maior de características pessoais, como temperatura de pele, contraste e luminosidade.
Versatilidade: As doze estações permitem uma maior versatilidade na seleção de cores e peças de vestuário e acessórios, adaptando-se melhor às preferências de cada pessoa e permitindo uma ampla combinação de cores dentro da cartela.
Confiança: Ao descobrir a sua paleta de cores, você vai se sentir mais confiantes e seguro com relação à sua imagem, refletindo positivamente em sua vida pessoal e profissional.
Combinação de cores: Para muita gente combinar cores é um verdadeiro pesadelo, e na consultoria de cores esse problema é facilmente resolvido porque eu vou te ensinar com fazer combinações de cores com a sua paleta.
O Método Sazonal Expandido das 12 Estações é uma metodologia muito eficaz na consultoria de cores, oferecendo um resultado mais preciso e personalizado. Ao reconhecer a diversidade e complexidade das características individuais de cada pessoa, a consultoria de cores pode te ajudar a descobrir e aprimorar sua aparência, aumentando assim sua autoconfiança e impacto da sua imagem pessoal.
Nesse vídeo a seguir eu explico, depois de realizado o teste de coloração pessoal, eu explico como aplicar à cartela nas roupas, acessórios, cabelo e maquiagem:
Me conta aqui nos comentários se esse conteúdo te ajudou a entender mais sobre o método.
Comments